18 de setembro de 2015

[artigo] Desenhe seu trajeto: visualização de dados sobre o uso do espaço e a participação de usuários no projeto de sinalização da Universidade Federal do Espírito Santo

Mauro Pinheiro
Ricardo Esteves Gomes
Matheus Rocha de Souza Ramos

Resumo

O artigo discute a aplicação de métodos de Design Centrado no Usuário no desenvolvimento do projeto de sinalização da Universidade Federal do Espírito Santo. Descreve-se a metodologia utilizada na pesquisa com a comunidade da Ufes, que possibilitou identificar terminologias e marcos de referência utilizados pelos próprios usuários na descrição do campus da universidade. Destaca-se a aplicação de técnicas de visualização de dados para a identificação de padrões de comportamento do público frequentador do espaço. A partir da representação gráfica de trajetos descritos pelos usuários, foi criado um «mapa de trajetos» que permitiu perceber os trajetos com maior tráfego de pessoas, sendo possível distinguir rotas principais e secundárias. Essas informações serviram de base para a estratégia que orientou a localização dos elementos de sinalização a serem implantados no campus da universidade.

Referência para este artigo

PINHEIRO, M., GOMES, R. E. & RAMOS, M. R. S. Desenhe seu trajeto: visualização de dados sobre o uso do espaço e a participação de usuários no projeto de sinalização da Universidade Federal do Espírito Santo. Revista Brasileira de Design da Informação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 194 – 208, out. 2015. Disponível em: http://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/394/231

Abrir PDF