Artigos

19 de agosto de 2015

[artigo] Desenvolvimento de fonte tipográfica livre para o sistema de sinalização da Universidade Federal do Espírito Santo


Cassio Ferreira Merlo
Ricardo Esteves Gomes

Resumo

Este artigo trata da reflexão crítica envolvida no desenvolvimento de uma fonte tipográfica voltada para a aplicação nos sistemas físicos de sinalização dos campi da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), considerando como seu objetivo principal a máxima legibilidade a distância. Buscou-se desenvolver uma tipografia adequada para tal propósito, partindo de outras fontes tipográficas distribuídas sob licença de software livre.


Referências

ADG Brasil. 2004. Guia ADG. São Paulo: Associação dos Designers Gráficos do Brasil.

CALORI, Chris. 2007. Signage and Wayfinding Design – A Complete Guide to Creating Environmental Graphic Design Systems. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons.

COSTA, Joan. 2007. Señaletica Corporativa. Barcelona: Editora do autor.

FOLLIS, John; HAMMER, Dave. 1979. Architectural Signing and Graphics. London: The Architectural Press.

PASSINI, Romedi; ARTHUR, Paul. 2002. Wayfinding: People, Signs, and Architecture. Ontario: Focus Strategic Communications Incorporates.

VELHO, Ana Lucia de Oliveira Leite. MAGALHÃES, Cláudio de Freitas (Orientador). 2007. O Design de Sinalização no Brasil: a introdução de novos conceitos de 1970 a 2000. Dissertação de Mestrado. Departamento de Artes e Design. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.


Abrir PDF

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.