18 de setembro de 2015

[artigo] Maquetes e mapas de fluxo: ferramentas para o design da sinalização do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes-Ufes)

Mauro Pinheiro
Ricardo Esteves Gomes
Viviani Carnielli

Resumo

O artigo trata do desenvolvimento do projeto de sinalização para o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes-Ufes), localizado na Cidade de São Mateus (ES). O projeto foi desenvolvido pelo laboratório de projetos em design da Universidade Federal do Espírito Santo, localizado em Vitória (ES). São descritas as etapas de levantamento e sistematização de dados, destacando-se as estratégias de comunicação que orientaram a seleção das informações a serem dispostas na sinalização. Destacam-se as ferramentas e técnicas de validação criadas para avaliar a pertinência do plano de sinalização proposto, a saber: maquetes e mapas de fluxo. Conclui que essas ferramentas foram fundamentais no processo de validação do plano de sinalização, considerando que a distância de 214 km entre o Centro Universitário e o laboratório onde se encontrava a equipe envolvida no projeto dificultava a realização de visitas para conferir as informações in loco.

Referência para este artigo

ESTEVES, Ricardo; PINHEIRO, Mauro; CARNIELLI, Viviani. Maquetes e mapas de fluxo: ferramentas para o design da sinalização do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes-Ufes). In: Spinillo, C. G.; Fadel, L. M.; Souto, V. T (orgs.).;  Silva, T. B. P. & Camara, R. J. (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015, p. 1083-1091.

Abrir PDF