Identidade Visual

26 de outubro de 2023

Galeria de Arte e Pesquisa (GAP)


Quando a Direção do Centro de Artes nos solicitou a criação de algum elemento para identificar a fachada da Galeria de Arte e Pesquisa, propusemos um projeto de identidade visual, atualizando o desenho da marca e sistematizando outros elementos de comunicação.

Partimos de uma investigação sobre o significado do símbolo que até então era usado como marca, que tinha como referência bastidores de armazenamento de pinturas do acervo. A referência era pouco clara, e a aplicação da marca não tinha qualquer sistematização documentada, o que fazia com que sua aplicação ocorresse de maneira inconsistente.

Consideramos que a galeria atualmente é um espaço para manifestação de linguagens artísticas diversas, sendo a pintura apenas um dos formatos possíveis. Sendo assim, optamos por um símbolo abstrato que fizesse alusão à letra G, visualmente interessante, mas que ainda guardasse alguma relação com a marca anterior. A paleta de cor manteve o vermelho, com ajustes no matiz, brilho e saturação, e incluiu o preto e o branco. Sistematizamos os elementos da marca – cores, tipografia e formas de aplicação – propondo assim uma identidade visual para a Galeria.

 

A partir dos elementos construtivos do símbolo, desenvolvemos padrões visuais que passam a compor a linguagem visual das peças gráficas.

 

Finalmente, as duas fachadas da galeria foram repensadas, dando o devido destaque a esse espaço.

Fachada atual

Proposta de redesenho da fachada



Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *