06 de novembro de 2023

Redescobrindo Viana: sinalização de sítios históricos para promoção do Turismo Cultural

Mauro Pinheiro
Matheus Afonso Carneiro da Rocha

Resumo

Este artigo discute o papel da sinalização para valorização da cultura e incentivo ao turismo, a partir do relato do desenvolvimento de um sistema de sinalização dos sítios históricos do município de Viana (ES) – fruto de uma articulação entre o Laboratório de Projetos em Design da Universidade Federal do Espírito Santo (ProDesign Ufes), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Viana, o Instituto Federal do Espírito Santo. Apresenta os métodos e estratégias de wayfinding utilizados, a partir dos trabalhos desenvolvidos anteriormente pelo ProDesign Ufes. Descreve as etapas de desenvolvimento do projeto, as questões de design da informação que orientaram a elaboração de mapas e a elaboração da identidade visual do projeto.

Abrir PDF