Sinalização

13 de novembro de 2015

Sinalização do Campus Goiabeiras

O projeto de sinalização do campus de Goiabeiras está diretamente ligado à criação do laboratório, sendo o motivo de sua existência. No fim de 2013 surge o ProDesign a partir da necessidade de reformular os campi da Universidade, tendo como base os campi de Goiabeiras e São Mateus. A primeira etapa de projeto consistiu no levantamento do sistema de sinalização já existente e como os usuários usufruem do mesmo, foi feito um levantamento visual da situação atual do sistema, registrando e analisando as placas já existentes no campus. Paralelamente a isso, foram aplicados 726 questionários com usuários, sendo estes, estudantes, servidores e outras pessoas que circulam diariamente no campus. Após a análise dos dados coletados, foi gerado um mapa de trajetos composto pelos principais caminhos percorridos pelos usuários do campus. O “mapa de calor” como foi apelidado o mapa de trajetos possibilitou que iniciássemos a projetar o sistema de wayfinding.

Com a análise do mapa de trajetos, começamos a pensar no plano de sinalização. Dividimos o campus em regiões para melhor entendimento do espaço e funcionamento do sistema e com os principais trajetos definidos iniciamos a construção do novo fluxo de pedestres e a pensar na tipologia das placas e suas aplicações no sistema de sinalização.

Após a coleta de dados de todos os prédios da universidade e de definição do conteúdo de cada placa direcional no plano de sinalização, colocamos todos estes conteúdos em tabelas e criamos um sistema de notação com códigos para os diferentes tipos de placas. A etapa seguinte foi a criação dos modelos visuais das placas. Produzimos uma maquete do campus para observação da organização espacial de todos os componentes do sistema, direcionais, identificadoras de centro, diretórios e anel viário, bem como do fluxo de pedestres. Nesta etapa também começamos a pensar no tipo de material a ser utilizado nas placas, os formatos e começamos a produzir os desenhos técnicos das estruturas dos elementos.

No momento terminamos de produzir as simulações das placas no ambiente, e estamos finalizando o layout das placas identificadoras, revisando e fechando o banco de dados com o conteúdo de todas as placas do plano de sinalização. Estamos nos preparando para iniciarmos a produção de protótipos em tamanho real para testes o ambiente. Após essa etapa, iremos finalizar todos desenhos técnicos e layouts, solicitar o orçamento para instalação das placas e iniciar a produção do manual de implementação. A previsão é que o novo sistema de sinalização do campus seja instalado até o primeiro semestre de 2016.