19 de julho de 2016

[TCC] Maquetes e mapas de fluxo: Ferramentas para design da sinalização do Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Viviani Carnielli

Resumo

Este estudo trata do desenvolvimento do projeto de sinalização para o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes-Ufes), localizado na cidade de São Mateus (ES). O projeto foi desenvolvido pelo ProDesign Ufes, Laboratório de Projetos em Design da Universidade Federal do Espírito Santo, localizado em Vitória (ES). São descritas as etapas de levantamento e de sistematização de dados, com destaque para a construção do Plano de Sinalização, que detalha a família de peças do sistema, as localizações das peças no campus e o conteúdo específico de cada uma. Destacam-se as ferramentas e técnicas de validação, criadas para avaliar a pertinência do sistema proposto, a saber: maquetes e mapas de fluxos propostos. Conclui que essas ferramentas foram fundamentais no processo de validação do plano de sinalização, considerando que a distância de 214 km entre o Centro Universitário e o laboratório onde se encontrava a equipe envolvida no projeto dificultava a realização de visitas para conferir as informações in loco. E, por último, apresenta a aplicação das ferramentas em outros projetos, maiores e mais complexos.

Abrir PDF