15 de março de 2018

[TCC] Ufes Sans: O desenvolvimento de uma família tipográfica livre para os sistemas de sinalização dos campi da Universidade Federal do Espírito Santo

Filipe Motta

Resumo

Este trabalho versa sobre o desenvolvimento da família tipográfica livre Ufes Sans projetada para a aplicação nos sistemas de sinalização dos campi da Universidade Federal do Espírito Santo. Considerando como seu objetivo principal a máxima legibilidade a distância, buscou-se desenvolver uma tipografia adequada para tal propósito partindo de outra fonte tipográfica distribuída sob licença de software livre. A expansão da família, também apresentada neste trabalho, partiu da necessidade do uso de diferentes pesos e estilos tipográficos para o design da informação aplicado aos layouts de placas, desenvolvidas em paralelo para o projeto de sinalização da Ufes. Assumindo como partido o peso romano Regular, a expansão da família contou com a criação do peso ExtraBold, seguido da interpolação dos pesos Medium, SemiBold e Bold. Posteriormente, é apresentado também o processo que levou à criação da versão itálica no peso regular.

Abrir PDF